Todos pela Educação!
Escola Cidadã!
Todos juntos por um Planeta melhor!
 

VOLTA ÀS AULAS "REABRINDO AS PORTAS DA ESCOLA"

3 de fevereiro de 2011

  Volta às aulas
A criação da identidade da escola começa na sua preparação.
Dê a ela uma personalidade toda especial.


Para a escola possuir uma identidade e promover a educação para a cidadania, é preciso que ela crie vínculos com a comunidade. Isso não se faz somente com a ajuda de pais, alunos e a equipe. É preciso mais.

A escola deve saber ouvir seus alunos, ter coerência nas suas ações e deixar bastante claro a todos qual é a mensagem que deseja passar. Veja algumas ações que podem fortalecer esse vínculo:

Aulas de:

• informática;
• música;
• teatro;
• reforço escolar etc.

Palestras bimestrais para pais e alunos, nas áreas de:

• família;
• odontologia;
• ortopedia;
• oftalmologia;
• psicologia etc.

Além disso, é preciso abrir as portas da escola a todos, nos dias letivos ou nos fins de semana. É muito importante que os alunos representem a escola em eventos como campeonatos, gincanas, maratonas e desfiles.

Verifique todos os itens abaixo antes do início do ano letivo

Preparar a sala dos professores:

• giz colorido e branco;
• lápis, canetas, corretivos etc.
• apagadores personalizados;
• mapas, cartazes pedagógicos;
• pequena biblioteca para consultas;
• catálogo de paradidáticos e literaturas;
• armário individual;
• quadro de avisos;
• plantas naturais;
• água, café, chá;
• mensagens positivas;
• boas-vindas.

• Elaborar a rotina de funcionamento da escola com funcionários e professores.

• Elaborar o horário da escola. Existem bons softwares de gerenciamento escolar que facilitam esse trabalho. Defina com professores e funcionários os horários de recreio. Lembre-se de que não é aconselhável que crianças de 1ª a 4ª séries tenham recreio no mesmo horário das de 5ª a 8ª séries. Se for possível, separe as crianças de 1ª e 2ª séries das de 3ª e 4ª séries e as de 5ª, 6ª e 7ª séries das de 8ª série e Ensino Médio.

• Definir com professores o horário para as reuniões pedagógicas e o atendimento aos pais.

• Elaborar com coordenadores e professores um horário especial para a primeira semana de aula.

• Organizar as salas de aula. Ao definir as classes e as turmas, tenha em mente o fluxo dos alunos pela escola. Deixe as turmas que precisam de mais atenção perto da direção ou da coordenação.

• Definir com professores e coordenadores as possibilidades de organização das carteirasnas salas de aula. Tente otimizar o tempo das aulas, propondo aos professores de mesma série e que usam a mesma sala de aula que sintonizem suas programações para evitar alterações de layout a todo momento.

• Montar salas-ambiente.

• Providenciar a decoração das salas de aula.

• Montar cantinho de leitura em cada sala (mini-biblioteca, banco de revistas, gibis e livros para circular pela classe).

• Montar cantinho da música.

• Definir com a coordenação e os professores o uso de uniforme. Lembre-se de que esse item deve ser também discutido com o Conselho de Escola. A legislação proíbe a obrigatoriedade do uso de uniforme.

• Separar e colocar em pequenas caixas o material didático de uso coletivo (borrachas, lápis, réguas, transferidor, caixas de lápis de cor, giz de cera, potes de tinta guache, pincéis, tesouras, fita adesiva, cola, dicionários).

• Separar os livros didáticos e paradidáticos. Deixe-os expostos nas mesas da biblioteca ou na sala dos professores para conhecimento destes.

• Planejar atividades de recepção aos alunos e aos pais.

• Solicitar aos professores o planejamento e a elaboração de atividades de diagnóstico das competências e habilidades mínimas dos alunos.

• Elaborar questionário de entrevista dos pais. É muito importante ter o endereço e o telefone do trabalho dos pais para emergências, dados sobre a saúde dos alunos e, ao não encontrar os pais, quem deve ser contatado.

• Preparar a listagem dos alunos. Organizar as classes por faixa etária é um bom critério.

• Carimbar e rubricar as cadernetas.

• Organizar os laboratório de ciências, de informática, a sala de vídeo e a sala de educação física.

• Confeccionar cartazes de boas-vindas.

• Elaborar pauta de reunião de pais.

• Elaborar e afixar cartas abertas aos pais, alunos, professores e funcionários. (Veja alguns modelos a seguir.)

• Afixar cardápio semanal da merenda ou cantina nos quadros de aviso.

• Providenciar lista do material pedagógico que a escola tem.

• Providenciar lista do material de educação física e dos jogos que a escola possui.

• Organizar horário de atendimento da biblioteca e da secretaria.

• Organizar horário de utilização da quadra de esportes.

• Atualizar lista dos livros e revistas mais importantes que a biblioteca da escola possui.

• Preparar quadro com o nome dos professores por disciplina e funcionários da escola e o período que trabalham na escola.

• Preparar quadro com nome do diretor, vice-diretor e coordenador da escola e os horários em que podem ser encontrados.

• Preparar quadro com o nome dos professores responsáveis pela escola na ausência da direção.

Modelos de cartas abertas

As cartas abaixo são apenas modelos. Inspire-se nelas para escrever as cartas da sua escola. Reproduza os textos em grandes cartazes e afixe-os em pontos estratégicos para que possam ser lidos por todos.


Caros Pais e Alunos,

Desejamos a todos um bom retorno às aulas. Preparamos a escola para que nossos alunos possam ter um ótimo ambiente de estudo e permanência. Esperamos que vocês se sintam bem nela, pois ela representa o esforço coletivo da direção, da coordenação, dos professores e dos funcionários para lhes oferecer o que há de melhor. Contamos com o apoio dos pais e o compromisso dos alunos estudar para se tornar cidadãos conscientes e participativos. Vamos manter o diálogo e o bom relacionamento.
A todos um ótimo ano letivo.


De todos nós da Escola ________



------/------/------

Coordenação.


Caros Alunos,

Nós, direção, professores e funcionários, lhes damos as boas-vindas. Um ótimo retorno e que este ano seja muito bom e diferente! Vamos tornar esta escola a melhor! Participe! Você é muito importante! Nas férias ela foi pintada, lavada e encerada para que você se sinta bem. Vamos mantê-la limpa e bonita. Queremos proporcionar a você um bom ambiente, limpo, agradável e com muitas novidades. Neste ano vamos caminhar juntos. Sabe aquela idéia que você teve sobre como melhorar a escola ou aquelas coisas que você gostaria que acontecessem e não contou para ninguém? Pois está na hora de contar. Os jovens são maravilhosos, capazes de criar coisas lindas e temos certeza de que você tem muitas dicas para dar e sabe muito bem como deixar o astral da escola bem legal. Você já imaginou como vai ser bom se orgulhar da sua escola? Pois bem, mãos à obra, sinta-se em casa. Juntos formamos um time especial. Vamos transformar nossos sonhos em realidade.


De todos nós da Escola _________



------/------/------

Coordenação.


Aos professores,

A direção e a coordenação da Escola _______ desejam aos caros professores um ótimo retorno às aulas. Esperamos que todos se sintam em casa e juntos possamos sonhar e transformar pequenos sonhos em realidade, pois professor é este ser especial que é capaz de transformar sonho em realidade e faz do aprender uma grande aventura. Temos certeza de que o diálogo e o bom relacionamento estarão sempre presentes por todo o ano.



------/-----/------

Coordenação.


Aos funcionários,

A direção e a coordenação da Escola ________ agradecem e parabenizam os funcionários desta escola pelo carinho e pela dedicação com que prepararam a escola para mais um ano letivo.



-----/-----/------

Coordenação.




Fonte: eAprender - www.eaprender.com.br – Assessoria Pedagógica

0 comentários:

Postar um comentário