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O Material Escolar Mais Barato Que Existe: O Professor!

27 de janeiro de 2012

Se é jovem, não tem experiência. Se é velho, está superado. Se não tem automóvel, é um pobre coitado. Se tem automóvel, chora de “barriga cheia’. Se fala em voz alta, vive gritando. Se fala em tom normal, ninguém escuta. Se não falta ao colégio, é um ‘caxias’. Se precisa faltar, é um ‘turista’. Se conversa com os outros professores, está ‘malhando’ os alunos. Se não conversa, é um desligado. Se dá muita matéria, não tem dó do aluno. Se dá pouca matéria, não prepara os alunos. Se brinca com a turma, é metido a engraçado. Se não brinca com a turma, é um chato. Se chama a atenção, é um grosso. Se não chama a atenção, não sabe se impor. Se a prova é longa, não dá tempo. Se a prova é curta, tira as chances do aluno. Se escreve muito, não explica. Se explica muito, o caderno não tem nada. Se fala corretamente, ninguém entende. Se fala a ‘língua’ do aluno, não tem vocabulário. Se sxige, é rude. Se elogia, é debochado. Se o aluno é reprovado, é perseguição. Se o aluno é aprovado, deu ‘mole’.
Por Jô Soares
Fonte: Blog de Robson Pires
Postado por Antônio Marcos

23 de janeiro de 2012

Quem é o pedagogo na escola?

Segundo Saviani:
"Pedagogo é aquele que possibilita o acesso à cultura, organizando o processo de formação cultural. É , pois, aquele que domina as formas, os procedimentos, os métodos através dos quais se chega ao domínio do patrimônio cultural acumulado pela humanidade. (...) A palavra pedagogia traz sempre ressonâncias metodológicas, isto é, de caminho através do qual se chega a determinado lugar. Aliás, isto já está presente na etimologia da palavra: conduzir (por um caminho) até determinado lugar."
Assim:
"Empenhem-se no domínio das formas que possam garantir às camadas populares o ingresso na cultura letrada, vale dizer, apropriação dos conhecimentos sistematizados. E, no interior das escolas, lembrem-se sempre de que o papel próprio de vocês será provê-las de organização tal que cada criança, cada educando, em especial aquele das camadas trabalhadoras, não veja frustrada a sua aspiração de assimilar os conhecimentos metódicos incorporando-os como instrumento irreversível a partir do qual será possível conferir uma nova qualidade às sua lutas no seio da sociedade". (SAVIANI,1985)

Segundo Libâneo:
Pedagogo é o profissional que atua em várias instâncias da prática educativa, direta ou indiretamente ligadas à organização e aos processos de transmissão e assimilação ativa de saberes e modos de ação, tendo em vista objetivos de formação histórica. Em outras palavras, pedagogo é um profissional que lida com fatos, estruturas, contextos, situações, referentes à prática educativa em suas várias modalidades e manifestações.”
“A atuação do pedagogo escolar é imprescindível na ajuda aos professores no aprimoramento do seu desempenho na sala de aula(conteúdos, métodos, técnicas,formas de organização da classe),na análise e compreensão das situações de ensino com base nos conhecimentos teóricos, ou seja, na vinculação entre as áreas do conhecimento pedagógico e o trabalho de sala de aula.” (LIBÂNEO, 1996)
Referências:
LIBÂNEO, J. C. Pedagogia, Ciência da Educação? Selma G. Pimenta (Org.). São Paulo; Cortez, 1996, p. 127.

SAVIANI, Demerval, Sentido da pedagogia e papel do pedagogo, ANDE / Revista da Associação Nacional de Educação, n. 9, 1985.
Fonte : http://www.pedagogia.seed.pr.gov.br
Postado por Edjane Macedo

Volta às aulas com o pé direito

As aulas ainda nem começaram, e você já está de cabelo em pé só de pensar em ter de acordar cedo, nas provas que vêm pela frente e na marcação cerrada dos pais com relação a notas e horários? Pois é, a volta às aulas pode ser motivo de felicidade, pois é hora de rever os amigos, contar as novidades, etc., mas sempre resta aquele sentimento de tristeza porque as férias acabaram.
Nada mais de festas todo fim de semana, encontros diários com amigos e poder dormir e acordar a hora que quiser. Você fica divagando sobre as férias que estão passando e, quando se dá conta, as aulas já começaram. Pode acontecer até mesmo de você não ter sequer arrumado o material escolar, comprado os cadernos ou de o quarto estar tão bagunçado que é impossível você achar o que procura. Enfim, a confusão está formada. Depois de alguns meses de descanso, é natural que você demore um pouco para voltar ao ritmo normal de estudo e fique disperso, desatento, irritado, meio “devagar” e fugindo da realidade, que é entrar no ritmo novamente.
Pois bem, quem sabe não é hora de mudar um pouquinho e tentar fazer dos últimos dias de descanso uma preparação para o ano que vem pela frente?
Organizar melhor o tempo de dever e estudo não é uma tarefa fácil e se torna ainda mais difícil quando regressamos de um período de relaxamento, em que até nosso corpo se adaptou a uma rotina diferente. Para que essa mudança seja menos sofrida, veja as seguintes dicas, que podem transformar a volta às aulas em um motivo de alegria para você começar o ano “com o pé direito”.

 Não espere as aulas ganharem ritmo acelerado para se organizar. Comece, desde já, a  mexer no material e a dar uma “espiadinha” nos conteúdos que vai aprender. Assim, você já entra no ritmo das aulas, e a mudança de rotina será mais suave.

Aprenda a administrar seu tempo para que consiga realizar tanto as atividades prazerosas quanto cumprir as obrigações relacionadas à escola. Isso não significa que você deve ficar “refém” do relógio e programar tudo o que vai fazer nas 24 horas de cada dia, mas, sim, que deve ajustar o tempo a seu favor.

 Uma maneira de controlar o seu tempo é deixar de fazer tudo sob pressão e em cima da hora. A melhor saída é ir organizando-se aos poucos com relação a como estudar ao longo do ano: com calma e sem pressões, sem deixar para estudar na véspera das provas e ser obrigado a passar noites em claro para fazer aquilo que deveria vir fazendo há muito tempo.

 Aprenda a organizar as tarefas. Você pode ter inúmeras coisas importantes para fazer, mas definir as urgências é muito útil. É fundamental ter noção de prioridades, ou seja, saber que, se não fizer determinada tarefa, poderá ter prejuízos muito grandes no futuro, os quais podem até impedir as atividades prazerosas.

 Por fim, não esqueça de sempre deixar um tempo de seu dia para realizar as atividades de que gosta, como ver os amigos, falar ao telefone, assistir a um filme, ler um livro, etc., pois elas ajudam a dar estímulo para a realização de outras tarefas.

Seguindo essas dicas, o ano certamente vai correr bem, e vai sobrar tempo para o lazer e para aproveitar ao máximo e com tranquilidade tudo o que você planejou.

Por: Paula Dely
Extraído do site:educacional.com.br
Postado por: Antônio Marcos

Parabéns

8 de janeiro de 2012

Parabéns a você Kimberly por ser forte, vencedora e acima de tudo uma aluna exemplar em todos os sentidos.Como diretora desta escola quero parabenizá-la em nome de todos os professores que puderam contribuir com o seu sucesso, você é mais uma prova de que a escola pública pode e tem condições de formar pessoas capazes e com qualidade.
                             Rossana Rory

Postado por Rossana Rory Silva de Carvalho-Gestora desta escola.

Aluna da EMEF João Belo Alves é aprovada no IFPB 2012

A EMEF João Belo Alves, parabeniza a aluna do 9º ano Kimberly de Medeiros Alves, pela aprovação no processo seletivo do Instituto Federal de Educação e Tecnologia da Paraíba IFPB - Campus Picuí - curso técnico/integrado em Edificações.
Desejamos sucesso nessa nova fase da vida estudantil e que a sua aprovação sirva de estímulo para os demais concluintes.

14 de dezembro de 2011

MEC premia professores que se destacaram na educação pública

O Ministério da Educação (MEC) entregou nesta quarta-feira o prêmio Professores do Brasil. Foram 39 professores que receberam, cada um, R$ 5 mil e um troféu. Eles realizaram trabalhos que se destacaram em escolas públicas do Estados do Amazonas, Rondônia, Pará, Tocantins, Acre, Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Segundo o ministro Fernando Haddad, a proposta do prêmio é, além de valorizar o magistério, promover o intercâmbio de ideias e a criatividade. "O papel do MEC é jogar luz sobre essas experiências e procurar disseminá-las por todas as escolas", disse. Veja todos os projetos aqui.

Terra


Postado Edjane Macedo

11 de dezembro de 2011

O gosto pela leitura deve ser estimulado desde a barriga

Que a leitura faz uma diferença enorme na construção do sujeito, não há dúvida nenhuma. Quanto mais cedo houver um estímulo ao mundo dos livros, melhor para a aprendizagem e desenvolvimento humano. Agora, iniciar um processo de construção do sujeito leitor a partir da gravidez é algo novo. Pois bem, uma experiência neste sentido vem sendo realizada numa escola pública da zona norte, já apresentado alguns resultados positivos.

Coordenado pela professora Jaciana Sousa, a pesquisa "Leitura a partir do ventre" defende que a criança precisa sim, conviver com o livro, criar um vínculo com este objeto, mesmo antes de ler convencionalmente. "Afinal, como afirma Fernando José de Almeida: A paixão pela leitura não vem no código genético das pessoas. Ela deve ser cultivada, incentivada e ensinada. E somos nós, pais, os primeiros mediadores, responsáveis direto pela formação leitora dos nossos filhos".

A curiosidade pelo tema surgiu em dezembro de 2008, quando participava de um Seminário Internacional sobre Alfabetização, realizado em Natal, onde foi apresentado um trabalho de Cuba que enfatizava bastante a questão do estímulo à criança logo depois do nascimento. "Então, pensei ser possível estimular à criança, enquanto feto", no entanto, ela não deu continuidade a pesquisa, aprofundando-se em alguma teoria que fundamentasse esse pensamento.

Em 2010, ao participar do Seminário Prazer em Ler, realizado pelo Instituto de Desenvolvimento da Educação - IDE, ela sentiu-se mais uma vez instigada. "Quando a escritora Ana Margarida Ramos falou da experiência de Portugal com bebetecas (bibliotecas para bebês). Inclusive conversamos, pessoalmente, sobre a idéia e trocamos emails, com indicação de algumas referências bibliográficas. Lendo sobre a sensorialidade do feto, lembra Busnel(1999)quando ele afirma que "há uma aprendizagem no útero e que os bebês tem uma tendência a gostar daquilo que já provaram, ouviram ou cheiraram no útero". "Isso reforça e justifica a possibilidade desse estímulo precoce à leitura", enfatiza a professora.

A vivência dessa experiência no interior da escola, no entanto, não é fácil, dada a dinâmica do dia-a-dia de uma instituição pública de ensino. Segundo a professora, esse tipo de experiência é considerada uma ação de educação preventiva. "Mas a escola vive situações que precisam ser solucionadas com urgência, que demandam recursos humanos e materiais. E nesse contexto, torna-se difícil garantir ações de ordem preventiva", ressalta, lembrando que, no momento, a ação ainda é tímida, tendo em vista, não tratar-se de uma formação com as gestantes, como gostaríamos. Contudo, procuramos nas oportunidades de reuniões de pais ou específicas para esse fim, chamar a atenção de todos para a possibilidade da criança ser estimulada a leitura a partir da vida intra-uterina e, sua continuidade é óbvio, por toda a vida.

Segundo Jaciana, de um modo geral, já são observados resultados com o projeto de promoção da leitura literária "Escola e família: Por uma política de formação de leitores", não apenas com a ação que envolve as mães gestantes, até porque esta iniciou no final de 2010 e, ainda não se efetivou como uma formação continuada, como desejamos. "Apenas realizamos encontros, onde apresentamos sugestões de como estimular o feto; seja através de conversa, música, contação de histórias, etc. Na orientação às mães recomendamos que a criança escute histórias desde o ventre materno. Pois, as gestantes que alisam a barriga e lembram de narrativas, palavras, canções, que conversam com os seus bebês, mesmo em silêncio, transmitem tranqüilidade ao novo ser".

Para a professora, quando nascerem, esses bebês terão uma relação especial com a arte de diferentes maneiras, e consequentemente, apresentarão desenvolvimento diferenciado das que não tem acesso ao mesmo estímulo."Temos depoimentos, principalmente, das professoras-mães que vivenciam a experiência, desde o período de gestação, que seus bebês tem apresentado sucesso em seu desenvolvimento, principalmente no que diz respeito à linguagem, atenção, concentração,entre outros".

As perspectivas para o futuro é de elaborar de fato, uma espécie de formação continuada com essas mães, se possível com apoio do Posto de Saúde do Bairro, de modo que a idéia possa atingir um universo cada vez maior de gestantes. "Penso que a confecção de uma cartilha de orientação às gestantes e às famílias sobre o estímulo da leitura na mais tenra idade pode ser uma estratégia", disse.

"Os livros fazem parte da vida do meu filho"

Jaciana Sousa, Coord.da Escola Mun. Prof. Laércio Fernandes Monteiro

"Sinto-me muito a vontade para falar sobre a importância do estímulo à leitura desde cedo. Pois vivenciei essa experiência com o meu filho; hoje, com 14 anos de idade. Durante a gravidez, não me recordo de ter feito qualquer estímulo direto, como contação de história, música, etc., mesmo que inconsciente (naquela época, não tinha ainda essa compreensão). No entanto, acreditava na leitura e os livros (clássicos infantis) já faziam parte do enxoval dele. Talvez, também, pela inquietação de mãe, e, sobretudo, mãe-professora, de ver o meu filho lendo e escrevendo num futuro bem próximo.

Dessa forma, os livros sempre fizeram parte da sua vida. E o livro-brinquedo misturava-se, e até era confundido com os seus outros brinquedos. De vez em quando, nas suas fantasias de criança, eram literalmente empurrados, ora no chão, ora no ar; transformando-se em carrinhos, aviões etc. Tanto eu, quanto a babá, contávamos inúmeras e repetidas histórias antes dele dormir. E hoje posso dizer que esse estímulo tem feito muita diferença na sua vida, ou melhor, na nossa. É muito prazeroso para a família ver o sucesso do(s) filho(s) nos estudos. Aos oito anos de idade, demonstrou interesse pela poesia, inclusive produziu algumas.

Durante toda a vida escolar, encontra-se entre os primeiros da turma. No próximo dia 04/12, estará prestando o Exame de Seleção do IFRN (Mecatrônica-Parnamirim). Tem participado de um cursinho preparatório (IAP), inclusive classificado entre os primeiros lugares no curso (Mecânica), nos dois primeiros simulados que participou. Enfim, não tenho dúvida que esse sucesso vem acompanhado do gosto pela literatura.

Tribuna do Norte

Postado por Edjane Macedo